5 motivos para você apostar no design autoral brasileiro!


Pensando em renovar as energias da casa neste início de ano? Separamos um artigo incrível com os 5 motivos para você apostar no design autoral brasileiro na hora de decorar o seu ambiente.

Leve o charme genuinamente brasileiro do design nacional para dentro da sua casa através de peças decorativas extremamente criativas e com aquele toque artesanal que só o Brasil tem. Arraste para baixo e confira!


Valorização da cultura brasileira



Além de garantir uma peça decorativa altamente exclusiva, ao consumir um produto nacional você contribui para a valorização da nossa cultura. Existem diversos designers e coletivos que apostam na brasilidade como parte fundamental da sua arte.

Por exemplo, o Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos (NACIB), formado por artesãos indígenas do Amazonas.

A peça decorativa acima se chama Jarro O’li e foi inspirada nas cestas indígenas de armazenamento, além de ser elaborada a partir das palhas da palmeira chamada piaçaba, originária do Brasil e encontrada nas regiões Norte e Nordeste do país.


Fortalecimento da economia local




Outro ponto muito importante está relacionado ao fortalecimento da economia local através da produção artesanal de peças decorativas nacionais. Priorize os produtos feitos diretamente no Brasil e apoie o comércio da sua região!

A PlugDecor é uma marca que se preocupa com a economia local, desde o design até a matéria-prima e a produção individual de cada peça, tudo é feito em Minas Gerais. 

Na imagem acima está a Luminária Pendente Tokinho, produzida artesanalmente em madeira maciça. Ela aposta na elegância do Jequitibá e na criatividade do design geométrico.


Resgate da memória



Não poderíamos esquecer as simbologias afetivas que as peças genuinamente brasileiras nos trazem. O design autoral brasileiro costuma resgatar memórias dos momentos simples e inesquecíveis do nosso passado.

É o que propõe a Amarante Cerâmica, marca originária de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, através de peças decorativas em cerâmica artesanal de alta temperatura.

O conjunto de café da manhã em cerâmica artesanal faz parte do seu catálogo de produtos, sua proposta é fazer com que as pessoas se conectem mais profundamente com os seus lares através da peça.


Identificação com a peça



Personalidade também é um ponto forte do design nacional. Ainda mais quando se trata de reproduzir os diversos pontos turísticos do Brasil. Que tal levar para a sua casa uma peça que remeta aos seus lugares preferidos ou até mesmo uma viagem inesquecível?

A Fubbá Objetos, marca carioca da gema, espera que suas criações tragam muito mais do que função e sim, boas lembranças e que mereçam um lugar de destaque na sua casa.

O Banco Lapa, xodó da marca, foi inspirado nos famosos arcos do bairro boêmio do Rio de Janeiro. Ele só falta ter sotaque carioca e ter samba no pé! Foi idealizado para trazer o ambiente urbano para a decoração de interiores.


Reconhecimento do design brasileiro



Por último, vale reforçar que apostar no design autoral brasileiro significa apoiar o mesmo.  Motivar, incentivar e valorizar o comércio interno de forma ética e consciente, é um real manifesto de amor pelo design nacional.

Um grande nome do design contemporâneo, o paulista Thiago Silvestrini projeta e produz artesanalmente móveis e objetos de madeira maciça a partir de técnicas tradicionais.

O Aparador Jorge que transita entre o clássico e o moderno, se destaca pela beleza natural da madeira tropical, da estética simples (familiar e original) e das técnicas construtivas manuais. A peça flerta com a arquitetura e com a arte, cativando o olhar do usuário!   

Curtiu? Confira também como utilizar a tendência tom sobre tom na sua casa!