Cinco formas de otimizar o ambiente em sua casa

Cinco formas de otimizar o ambiente em sua casa

Hoje em dia, com o crescimento das cidades urbanas, os arquitetos e designers repensam cada vez mais a otimização dos espaços. O setor imobiliário investe em imóveis menores, seja pelo preço mais acessível tanto na produção quanto na venda, o que propicia uma quantidade maior de imóveis que atendam ao crescimento populacional das cidades urbanas, ou pela praticidade de ambientes feitos de acordo com a necessidade do morador.

Sendo assim, há uma busca de espaços otimizados, mas que forneçam um ambiente aconchegante, funcional e com muito estilo. Para conseguir essa otimização, muitas são as opções. Pode-se verticalizar o ambiente, utilizar espaços antes não utilizados, fazer funcionalidade dupla para alguns móveis, entre outros.

Vamos conhecer algumas formas de otimização?

Cama embutida

Essa é uma ótima opção para quartos pequenos, pois além ganhar espaço você consegue planejar uma decoração de acordo com o seu estilo. Você pode optar por colocar sua cama embutida acoplada em armários embutidos, na parede ou até mesmo no teto. Elas proporcionarão funcionalidade, espaço e modernidade ao ambiente. 

Você pode, inclusive, dar uma dupla função para um ambiente usando uma cama embutida, podendo ser sala durante o dia, inclusive como um painel decorativo, e quarto durante a noite, de acordo com suas necessidades. A cama também pode se transformar numa estante.

Cozinha com ilha  

Se você pensa em otimizar o espaço da sua cozinha, uma ótima opção é utilizar uma cozinha com ilha. Essa otimização é prática, funcional e ajuda a modernizar o ambiente. Você pode escolher utilizar um cooktop, uma pia ou mesmo utilizar sua ilha como mesa de jantar.

Importante que cozinha de ilha tem o papel de otimizar, e não de atrapalhar. Por isso, ela deve ser planejada de forma confortável e agradável e que permita uma boa circulação pelo ambiente. 

Estantes suspensas

Uma outra opção para conseguir uma otimização de espaços é fazer uso de estantes suspensas a fim de se aproveitar ao máximo cada ambiente do seu lar. Elas podem ser instaladas no teto ou na parte superior da parede, deixando a parte térrea mais livre para circulação.

Para conseguir um visual mais clean, além de liberar a área do piso, evite fazer uso de material com visual pesado, preferindo estruturas mais simples e preferencialmente sem portas. Dê preferência a estruturas de hastes metálicas ou de madeira.

Vaso sanitário com sistema hidráulico dentro da parede

Se você busca por um ambiente mais clean em seu banheiro, uma boa ideia é planejar um sistema hidráulico para seu vaso sanitário que fique dentro da parede, ocupando menos espaço e dando um ar mais sofisticado, além de melhorar a pressão da água.

Esse tipo de sistema exige uma instalação e mão de obra especializada, mas que quando bem projetado, fará toda a diferença no design do seu banheiro e otimização desse ambiente.

Portas de correr

Essa é uma opção de otimização cada vez mais utilizada para dividir e integrar ambientes de forma moderna e com aumentar o espaço disponível. Você as encontrará nos mais diferentes modelos e formatos, como vidro, madeira, mdf e metal.

Elas podem ser utilizadas em ambientes externos, closets, banheiros, cozinhas, quartos e todos os cômodos que você precise otimizar o espaço. Você pode, por exemplo, utilizar uma porta de correr espelhada para ser a divisória entre seu quarto e sua suíte.

Gostou? Confira muito mais dicas de móveis e objetos inteligentes em nosso blog!

Deixe uma resposta