COMO ESCOLHER MÓVEIS PARA AMBIENTES COMPACTOS?

5 (cinco) dicas de Design especialmente para você.

Morar em uma casa compacta não significa que você precisa restringir o estilo de vida na sua decoração. Com nossas cinco dicas de design, você vai poder aproveitar ao máximo os espaços reduzidos, com ideias que vão muito além da otimização, através do uso de móveis pequenos; ainda que este seja um ótimo ponto de partida!

ENTENDENDO AS ESCALAS

Escolher o mobiliário certo para espaços pequenos é muito importante. Você não quer que seu ambiente pareça vazio e nem tampouco que os móveis obstruam ou deem a sensação de sobrecarregado. Por isto, para a sala de estar, prefira sempre cadeiras sem braço lado-a-lado a mesas de nidificação, que vão tornar sua sala totalmente versátil. Um bom exemplo de mesa de nidificação é o Trio Lapa, mesas que encaixam umas dentro das outras para melhor organização do espaço, ao mesmo tempo que quando necessárias podem ser utilizadas como bancos para os convidados, mesa lateral ao lado de uma cadeira ou até mesmo como um apoio de pés para relaxar na frente do sofá. Já ao escolher o sofá, procure por aqueles com menos divisórias de estofado e com pés curtos, cônicos de madeira e que fiquem mais próximos do chão. Esta pequena distância do piso, dará uma sensação de amplitude espacial.

Crate&Barrel (Gia Apartment Sofá)
Trio Lapa (Mesas de nidificação)

No quarto comece sempre pela cama de casal. Certifique-se de que ao redor do perímetro da cama, tem espaço suficiente para a circulação e acesso aos três lados da mesma. As mesinhas de cabeceira devem ser funcionais e ter compartimentos para guardar objetos e acessórios essenciais de uso diário. Se não houver tamanho suficiente, opte por banquinhos que sirvam de apoio para livros, e em último caso escolha pequenas prateleiras que possam ficar fixadas na parede da cabeceira, sustentando assim o seu despertador, a luz de leitura e outros objetos.

Criado mudo nicho Flash

TRANSFORME SUA CASA EM MULTI-FUNCIONAL

Móveis para espaços compactos devem ser pensados para ter mais de uma finalidade. Transforme sua casa em multi-funcional e faça com que sua mobília trabalhe a seu favor. Na sala de estar opte por assentos e mesas que se abram em compartimentos de armazenamento ou que aumentem de tamanhos. Use banquinhos como mesas laterais e assentos adicionais quando tiver convidados. Escolha uma mesa de centro com gavetas que lhe permita guardar os controles remotos e materiais de leitura (jornais e revistas) ou ainda modelos com prateleiras abertas, onde você possa expor objetos de arte e decoração.

No quarto use uma cama que tenha em seu design gavetas embutidas para guardar lençóis e travesseiros. Adicione um banco-baú ou pufe ao pé da cama, que sirva para você se vestir, calçar os sapatos com facilidade e ainda ter um espaço de armazenamento extra.

Mesa de centro Flash (compartimentos para armazenamento).

REFLITA

Espelhos irão ampliar o seu ambiente. Porque não utilizar um espelho decorativo ao invés de uma obra de arte na parede? Ou, se você tem uma grande área de parede vazia, por que não pendurar ou inclinar um espelho que vai irradiar a luz natural que vem de fora? Reflita! Nossa sugestão é que você utilize-se também de objetos metálicos em sua decoração. Acessórios em metal ou inox: como tigelas, bandejas, lâmpadas de mesa ou piso, ajudam a trazer iluminação extra para um pequeno espaço. E finalmente pinte sua casa com cores claras. Ao selecionar as tintas, é preferível uma paleta de cores sobreas, pois as cores escuras tendem a absorver a luz, enquanto que tons suaves irão refletir e criar assim a sensação de amplitude.

Espelho ABC – criação de Pedro Braga Design.

OLHE PARA CIMA

Se você acha que ficou sem espaço, busque alternativas e olhe para cima! Uma alternativa é usar as paredes para pendurar prateleiras, ganchos e contêineres, que irão funcionar como pontos de armazenamento extra. Quebrar as regras, pendurar quadros acima do nível dos olhos, neste caso é permitido. Instale cortinas que vão do teto ao chão, para assim ajudar a alongar visualmente o pé direito. Pinte os rodapés, as paredes e o teto de uma única cor, pois isso ajudará a criar a ilusão ótica de que o seu quarto é maior do que aparenta ser.

SEJA CONSCIENTE

Depois de escolher o mobiliário ideal para o seu espaço compacto, é hora de investir nos acessórios e objetos de decoração. Sabemos quão importante é adicionar personalidade à sua casa, mas menos é mais na hora de decorar. Muitos objetos em um espaço pequeno, podem trazer a sensação de desordem. Organize seus livros nas prateleiras por cores, limite o número de objetos que você expõe na sua mesa de centro e escolha algumas almofadas pontuais para compor com o seu sofá, ao invés de cobri-lo com uma quantidade gigantesca delas.

Aderir a um estilo de vida onde menos é mais, vai fazer você se sentir confortável em sua casa, onde tudo tem o seu devido lugar e o seu espaço além de funcional, vai parecer que é maior do que realmente é, lhe permitindo assim, interagir com o design à sua volta.

Para mais dicas de móveis e objetos inteligentes, clique aqui!

Deixe uma resposta