Confira 7 Dicas Incríveis Para Decorar Salas Pequenas!

Mais do que nunca, os apartamentos pequenos estão em alta! Principalmente nas grandes cidades, onde a procura pelo primeiro imóvel cresce cada vez mais.

Pensando nisso, a Fubbá separou 7 dicas incríveis para o ambiente de maior convivência dentro de uma casa: a sala. Confira algumas soluções para ambientes compactos!

Vale ressaltar que os cômodos desenhados em tamanho menor necessitam de uma atenção especial na hora de planejar a sua decoração e composição dos móveis.


Por isso, descubra dicas que ajudarão a compor melhor o seu ambiente, além de ampliá-lo visualmente e é claro, deixá-lo com aquele toque confortável e acolhedor. Vamos nessa?

Menos é mais: seja simples!

Quem acompanha nossos artigos já sabe da nossa filosofia primária de decoração: ‘menos sempre é mais”. Exatamente isso que você leu, aposte em uma decoração descomplicada!

Principalmente em decorações de salas pequenas. Evite os estilos exorbitantes e repletos de múltiplas informações, fuja do que chamamos de “excesso visual”, sua sala agradecerá.

Utilize esta lógica para que o seu ambiente se torne mais funcional e mais aconchegante. Não se esqueça: salas pequenas exigem um rigoroso aproveitamento racional do espaço.

Ainda seguindo a ideia de driblar os exageros na decoração, é preciso estabelecer um estilo de decoração para a sua sala. Por exemplo, não misture o contemporâneo com o retrô!

Cada estilo possui sua essência e evidentemente, carrega uma personalidade para dentro do ambiente. Assim, evite mesclar vários estilos dentro de um mesmo ambiente.

 

Utilize os espelhos a seu favor!

Agora, uma dica que fará toda a diferença em sua sala, especialmente se for um pouco menor: use espelhos para a “aumentar” o seu ambiente. Não entendeu? A gente te explica! 

A manipulação visual é uma rica maneira de transmitir a sensação de aumento nos ambientes menores. Para isso, os espelhos são ótimos aliados para a mágica acontecer.

Como se “enganasse os olhos”, o espelho é um objeto decorativo que facilmente promove a sensação de visível aumento e grande luminosidade para diversos ambientes.

Por exemplo, frequentemente os restaurantes e hotéis utilizam este truque! Ele pode ser uma ótimo pedida para as salas pequenas, vale a pena explorar os estilos de espelhos!

Dica importante: encontre o seu sofá ideal!


O item mais importante da decoração de uma sala também faz toda a diferença na hora de otimizar o ambiente, por esse motivo é preciso saber escolher a peça ideal para a sua sala. 

É importantíssimo optar por móveis compatíveis com a proporção da sua sala e principalmente, que sejam extremamente confortáveis!

Quanto às dimensões, escolha os sofás que permitem uma circulação livre entre os cômodos da casa. Ah, aqueles com linhas horizontais no design também ampliam o espaço.

Além disso, sabendo que o móvel ocupa grande parte de uma sala pequena, dê preferência às cores mais claras: elas expressam uma maior amplitude ao ambiente.

Opte por cores claras nas paredes!

Uma ótima dica para trabalharmos a percepção visual de uma sala pequena está na paleta de cores das paredes. Para transmitir a sensação de mais espaço, invista em cores sóbrias.

É claro que podemos quebrar a regra para adicionar um tom mais vibrante em uma das paredes. Afinal, acreditamos que tudo se trata de uma questão de harmonização do design!

Porém, se você é uma pessoa apaixonada por cores vibrantes na decoração, fique tranquilo! Que tal embarcar nos objetos coloridos para a sua sala pequena?

Almofadas, luminárias, quadros, vasos e diversas peças decorativas podem dar aquele toque vibrante ao seu ambiente e o principal: sua estrutura principal continuará intacta.

Fique de olho na composição da sua TV!

Quem não ama uma TV enorme na sala que atire a primeira pedra! Entretanto, se você possui uma sala pequena, esse gosto pode não ser uma ideia muito animadora…

Defina o tamanho da televisão com consciência, uma vez que em espaços mais apertados a tendência é de que fiquemos ainda mais próximos ao monitor, prejudicando nossa saúde.

A escolha de uma televisão com tamanho reduzido vai além: em ambientes pequenos, monitores enormes (à la “cinema em casa”) ficam esteticamente desproporcionais.

Aqui vai outra dica: calcule a altura em que colocará a televisão, certifique-se de que o monitor esteja em um campo de visão agradável ao telespectador. Coloque em prática!

Aposte em banquetas com pernas expostas!

Dica especial dos nossos queridos designers: banquetas com pernas expostas, além de serem incríveis, elas proporcionam uma sensação de “maior campo de visão”.

Na Fubbá você encontra uma variedades de banquetas neste modelo, inclusive uma linha completa: a queridinha Linha Flash!

Dentro de salas pequenas, as banquetas são uma ótima oportunidade de explorar a funcionalidade dos seus objetos. Afinal, por aqui nós adoramos um objeto inteligente.

Vale ressaltar que as banquetas com pernas expostas ainda garantem uma boa circulação dentro do ambiente e até mesmo aquele efeito de ambiente mais espaçoso.

Não tenha medo de investir em prateleiras!

Você sabia que as paredes se tornam grandes aliadas quando falamos de ambientes menores, como as salas pequenas dos apartamentos das grandes cidades? Isso mesmo!

Agora, as paredes perderam o posto de “divisórias de um ambiente”, elas se renovaram e agora fazem parte dos principais lugares para armazenar os itens da sua decoração.

Assim como falamos durante o artigo, o aproveitamento dos espaços disponíveis nos ambientes menores deve sempre ser explorado. Aposte nas prateleiras e nichos!

Por fim, esperamos que as nossas dicas auxiliem na decoração do seu ambiente. Utilize as informações como base e deixe a sala com a sua cara, a casa é o espelho de quem mora!

Curtiu? Confira 4 dicas especiais para você que deseja iniciar o ano com pé direito e a casa impecável! 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.