Design Artesanal: 7 marcas brasileiríssimas para se inspirar!


O design artesanal cada vez mais está ganhando o seu espaço nas casas brasileiras através da sua originalidade e alta qualidade. Para além, o mesmo estimula a economia da região local e traz o charme contemporâneo que só as peças feitas à mão possuem. 

Por isso, separamos 7 marcas brasileiríssimas com histórias incríveis para você conhecer, se inspirar e quem sabe, apoiar o design nacional. Vamos nessa? É só continuar o artigo!

Confira agora mesmo quem está por trás das principais peças decorativas do mercado contemporâneo! 


Plug Design


Nascido em Minas Gerais, o estúdio dedicado à criação e à produção de artigos que valorizam a singularidade do design, tem como protagonista a exuberante madeira maciça. 

Feitas artesanalmente em Divinópolis, as criações da Plug Design são resultado da troca entre a inovação e a experiência de duas gerações, pai e filha, woodworker e arquiteta.

Arquiteta formada pela UFMG, Ana Pereira assina as criações da marca e acredita que os objetos carregam histórias.

Já seu pai, Anselmo, é o responsável por dar vida a cada peça da Plug Design. Apaixonado pela marcenaria, ele lida com o processo de forma artística e imprime na madeira todo o cuidado do fazer artesanal.


Thiago Silvestrini


Formado em Comunicação Social (Umesp), atuou como Diretor de Arte por mais de 10 anos em agências de Marketing. Em 2013, alterou a rota, encontrando na marcenaria uma alternativa intelectual, corporal e instigante para viver do design. 

No dia a dia do estúdio Thiago Silvestrini, o designer paulista projeta e produz artesanalmente móveis e objetos de madeira maciça, feitos com técnicas tradicionais, acabamento fino e design autoral, que transitam entre o clássico e o moderno. 

O foco no outro e as singularidades de cada projeto norteiam as criações rumo a um ambiente acolhedor, inspirador, funcional e harmônico. Na busca por soluções criativas, ele preza pela empatia, pelo simples, pelo funcional e pela longevidade da produção.


Cimentoria


Composta pelo casal Vivian Pereira e Lucas Vaz, a Cimentoria segue a filosofia do slow design e realiza um trabalho autoral e afetivo, que respeita cada etapa da produção como parte indispensável do objeto final.

A jovem marca carioca busca resgatar a força e a beleza do produto artesanal. Tudo é feito à mão e em pequena escala. Por isso, não existem duas peças iguais. O resultado é uma decoração mais acolhedora e humana, carregada de essência, exclusividade e significado.


Knot Artesanal


Knót (ki-no-ti) é o encontro de design, beleza e simplicidade esculpidos de forma artesanal em madeira maciça.

Formado pelo encontro entre a arquiteta brasileira Renata Gutierrez (nó) e o woodworker britânico James Rowland (knot), dois apaixonados pela forma, vida e textura da madeira.

Todas as peças são feitas à mão usando técnicas da marcenaria tradicional para criar peças contemporâneas atemporais. Esse processo acontece em Paraty, onde a dupla tem uma oficina bem equipada e um charmoso Atelier no centro histórico com vista para o mar.


NACIB


Núcleo de Arte E Cultura Indígena de Barcelos, o coletivo indígena de artesãos locais da cidade de Barcelos, localizada no noroeste da região Amazonas.⠀

Com a fibra de piaçava, cipó-titica e arumã, sementes naturais e madeira, o núcleo reúne indígenas das etnias Baré, Baniwa, Tariano, Tukano e Tuyuca que produzem seus artesanatos com as técnicas tradicionais do trançado e do entalhe.⠀

A diversidade de produtos encanta, reunindo peças decorativas e utilitárias, como bancos, barcos em miniatura, abanos, bolsas, entre outros.⠀


Estúdio Felipe Madeira


A marca carioca é regida pelo designer de produto Felipe Madeira, com foco na produção de mobiliário autoral executado por pequenos produtores locais – criando uma ponte entre o industrial e o manual. 

A mão e a máquina sempre em balanço, o mantém fiel a sua essência: desenvolver objetos afetivos para pessoas de verdade.


Vanilla EyeWear


A Vanilla EyerWear, é uma marca de óculos feito 100% de tecido, dos designers Henrique Araújo e Guilherme Araújo. Produzido com material de alta qualidade, com tecidos cuidadosamente selecionados (Jeans, linho, brim e algodão).

Todos os óculos são à prova d'água e são ideias para todos os momentos. Além do material inovador e diferenciado, a produção é feita toda no Brasil e manualmente.

Com preocupação na economia local, desde o design passando pela matéria prima e a administração até a produção individual de cada óculos, tudo é feito no Rio de Janeiro.


Curtiu? Confira também 6 páginas incríveis de decoração para você seguir no LinkedIn!