Design moderno x contemporâneo: qual é a diferença?


Muitas pessoas pensam que o design moderno e o contemporâneo são iguais, certo? Mas há um mundo de diferenças entre os dois modelos. É por isso que a Fubbá preparou esse artigo para você!

Eles podem ser sinônimos quando descrevemos muitas coisas, mas o design moderno e o design contemporâneo são bastante diferentes. Continue o artigo para descobrir!

Spoiler: o design moderno refere-se a uma era que já passou, enquanto o design contemporâneo trata do agora e do futuro.


O que é design moderno?


O design moderno refere-se ao período de tempo específico do início a meados do século XX. Podemos dizer que o estilo é um precursor do design contemporâneo.

O surgimento do design moderno aconteceu no auge do movimento da arte moderna. Seu estilo distinto foca nas formas simples, que são valorizadas, e também nos elementos naturais: vidro, madeira e couro.


O que é design contemporâneo?


Ao contrário do design moderno, o design contemporâneo não se refere a um período específico de tempo, ou seja, ele está em constante evolução para refletir os estilos populares do design atual.

Ele utiliza das qualidades do modernismo, minimalismo e outros estilos globais, sem um foco específico em qualquer um em particular.

Embora o design contemporâneo seja, por natureza, bastante ambíguo, existem algumas qualidades que ajudam a definir o estilo contemporâneo.

Paletas neutras, minimalismo absoluto, linhas limpas e silhuetas orgânicas são algumas das características.


Qual a principal diferença entre o design moderno e o design contemporâneo?


Design contemporâneo é, por definição, o que está acontecendo no design neste exato momento. Essa definição o torna mais fluido e difícil de definir.

Por outro lado, o design moderno tem uma estética distinta que enfatiza linhas nítidas, tons neutros aconchegantes e equilíbrio.


E quais as semelhanças entre o design moderno e o design contemporâneo?


Ambos os estilos de design têm três elementos gerais em comum, o que os torna bons estilos de design para misturar e combinar em seu próprio visual exclusivo. Arraste para baixo e descubra!

O três elementos compartilhados entre os estilos contemporâneo e moderno

1) A estética de ambos é minimalista;

2) Possuem linhas arquitetônicas limpas;

3) Priorizam a otimização dos espaços e as suas funcionalidades.


Design contemporâneo x design moderno: qual devo escolher?


Como o estilo moderno se concentra nos elementos de design comuns aos anos de 1900 a 1950, ele é ideal para aqueles que apreciam a estética daquela época, com sua preferência por elementos altamente funcionais e cores quentes e naturais.

Ps: ele funciona melhor para quem gosta de decorar com um único estilo de design.

Já o estilo de design contemporâneo é mais adequado para quem ama ficar a par das tendências atuais em decoração e que estão dispostos a mudar com o tempo.

Vale destacar que o estilo também é uma ótima opção para quem gosta dos contrastes gritantes e das linhas curvas que são frequentemente encontradas no design contemporâneo.


Curtiu? Confira também como decorar a sua casa durante a estação mais charmosa do ano: a primavera!