Pensando em apostar na decoração sustentável? Veja algumas dicas e exemplos!

Pensando em apostar na decoração sustentável? Veja algumas dicas e exemplos!
-->

Mais do que nunca, a sustentabilidade se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo. Para além de um “tema da moda”, podemos avaliar como uma questão de consciência.

Diversos setores já se mostram preocupados com o assunto e consequentemente, andam aplicando a sustentabilidade no seu dia a dia. Com a arquitetura não poderia ser diferente!

Por isso, decorar sua casa com muita criatividade e elegância e o principal, sem agredir a natureza é completamente possível a partir de atitudes mega práticas. Ficou curioso?

A Fubbá Objetos demonstra total apoio às causas ecológicas e compreende a decoração sustentável como um dos pilares dos seus valores e principalmente, das suas criações!

Sendo assim, separamos algumas dicas para você que deseja compor o seu ambiente de forma consciente, causando o mínimo impacto possível à natureza. Confira agora:

Mais verde, por favor!

Um dos primeiros passas para dar início à uma decoração sustentável: aposte em um ambiente mais verde! Além de deixar o seu ambiente mais arejado, o ar ficará muito mais puro e fresco.

Dê preferência às plantas nacionais (bromélias, suculentas, palmeiras, etc). Elas são extremamente fáceis de cuidar e de quebra você colabora com a preservação da flora brasileira.

Ah, os jardins verticais estão super em alta! Você pode apostar neles ou até mesmo em vasos. Neste caso, opte por vasos de cerâmica ou madeira (reflorestada). Eles possuem uma ótima durabilidade e quase não agridem a natureza. 

Made in Brazil: dê preferência à produção local!

Priorize os produtores artesanais e locais, apoiar o design nacional faz toda a diferença na hora de compor uma decoração sustentável.

Mas fique atento: certifique-se de que a produção esteja de acordo com a responsabilidade socioambiental. Por exemplo, jamais adquira objetos oriundos de madeiras não certificadas. Invista em produções ecológicas e ambientalmente corretas.

Economia e beleza: aposte na iluminação natural!

Além de evitar gastos desnecessários durante o dia, ao priorizar a iluminação natural através de grandes janelas ou até mesmo clarabóias, você garante a sofisticação que o seu ambiente merece.

Uma dica muito interessante para quem deseja introduzir a iluminação natural em sua decoração: é possível realizar poderosos efeitos cênicos durante o dia. Experimente!

Hora de revisitar o quartinho da bagunça!

Uma das principais premissas da sustentabilidade não poderia ficar de fora. Reutilize, reforme, reaproveite! Sabe aquele quartinho repleto de objetos inutilizados? Abuse da criatividade para dar um toque vintage na sua decoração!

Vale também pesquisar bazares beneficentes, com toda a certeza você encontrará peças interessantes. Com uma boa pintura ou tecido, seu ambiente ganhará novos objetos!

Flexibilidade dos objetos: a nova tendência da decoração sustentável!

Falando sobre móveis, a mais nova tendência utilizada nos últimos tempos para compor as decorações sustentáveis é a utilização de objetos flexíveis, ou seja, com dupla função.

Banco que vira mesinha lateral, sofá que vira cama e até escrivaninha de trabalho que se transforma em uma penteadeira. Essa nova categoria de móveis é ideal para ambientes compactos!

Opte por escolhas sustentáveis na hora da pintura!

Outra dica super importante para você que pretende apostar numa reforma sustentável: fique de olho na hora da pintura!

Aposte em tintas ecológicas, existem várias à base de terra (se preferir, a clássica tinta com cal é uma boa opção).

Invista nos queridinhos e práticos pallets!

Uma dica super fácil e bastante versátil é aplicação de pallets na sua decoração sustentável! Explore a sua criatividade, dá para fazer: sofá, cama, cabeceira, nichos na parede. Escolha a opção que mais combina com você!

Ps: certifique-se de que os pallets não estejam infestados de cupins e brocas.

Por fim, se você respeita a natureza, a decoração sustentável é a melhor opção para você. Além de ter um ótimo custo benefício, o impacto ambiental e social diminui drasticamente!

Curtiu? Descubra agora algumas maneiras de deixar o seu ambiente mais harmonioso com a prática do Feng Shui! 

Deixe uma resposta