03/02/2022

O futuro do design de interiores é sustentável

O futuro do design de interiores é sustentável

O design sustentável é envolvido com fatores determinantes, sem tempo para excessos que impactam negativamente a natureza e minimizam qualquer tipo de poluição. A prática do design está de cara nova e muito mais preocupada com o futuro do planeta. Veja agora como é esse tipo de design e evite impactos negativos.

Design consciente 

Cada vez mais a sociedade se torna informada e exigente sobre as questões ambientais e é refletida nas condutas do design de interiores e até junto aos engenheiros. A sustentabilidade hoje além de conduta necessária, vem se tornando tendência a cada ano e os clientes buscando incorporar os princípios em seus ambientes.  

 

Afinal, o próprio designer possui grande peso e responsabilidade sobre seus impactos, pelo fato de escolherem quais materiais irão utilizar para criação e também como o cliente irá aproveitar o produto de forma sustentável. 

 

Os clientes buscam objetos que sejam inteligentes e interativos com diversas funções no ambiente, tendo múltiplas funções no espaço, evitando o excesso de materiais e possivelmente desperdícios. 

Menos luz acesa 

Quanto mais objetos no local e tons escuros, maior será a utilização de energia elétrica. Não será apenas negativa em seu bolso, mas também para o meio ambiente. Por isso, em busca de economia, o básico pode ser feito na escolha dos tons corretos. As cores mais claras tendem a refletir mais luz, valendo para paredes e móveis escolhidos. Não é à toa que tons mais claros são tendência em 2022 no design de interiores. 

Design também pede licença para natureza

Quando for criar, o processo da escolha de materiais é tão importante quanto os demais fatores de uso do objeto. É muito importante escolher materiais que sejam de baixo impacto para a natureza, mesmo que materiais naturais sejam escolhidos, é preciso antes verificar a procedência dos mesmos, sendo tratados com o devido respeito e cuidado. 

Escolha materiais que são renováveis, recicle e extraia com responsabilidade estes materiais, como o bambu, que hoje é muito escolhido. Quando escolher madeira, exija que a madeira escolhida tenha o selo de legalização e colhida de maneira sustentável. 

Evite o desperdício

Quem tem grandes poderes, tem grandes responsabilidades, não é mesmo? O designer de interiores deve ser essa pessoa preocupada em evitar possíveis desperdícios. Não está mais na moda criar e descartar sem se preocupar com os danos sobre nossa terra. A tecnologia mostra hoje, através da realidade virtual a possibilidade de criar 3D e evitar perda de materiais e gastos extras. 

 

Felizmente, o mundo do design é mais consciente hoje e se espalha mais e mais o pensamento sustentável como uma tendência. Usar, reciclar e reutilizar, essa é a meta 2022 e futura! 

Qualidade é melhor que quantidade

Com o intuito de prevenir o descarte excessivo de materiais , os designers de interiores precisam considerar a utilização de materiais de alta qualidade e não optar por alta quantidade. Afinal, o mais barato pode até parecer justo no momento, mas se somar todo o gasto, devido ao descarte excessivo, sairá o mesmo preço ou talvez até mais caro. 

 

Até mesmo como questão econômica você deve considerar. Ao invés de escolher o excesso, escolher o simples que por fim, se torna multi. A flexibilidade é outro fator ouro a ser pontuado, pois ambientes devem ser versáteis o suficiente para adaptar diversas necessidades, seja uma sala de tv a uma brinquedoteca. Para isso, os biombos estão em alta, dando ao ambiente a possibilidade de dividir da maneira que preferir, evitando manutenções, pinturas e outras reformas. 

Em casa também tem poluição

Se você acha que somente lá fora é possível ter contato com a poluição, você está enganado. Dentro de casa também temos agentes poluentes, como tabaco (em alguns casos), madeira, churrascos (carvão aceso), e alguns materiais de limpeza que liberam resíduos tóxicos. A escolha destes materiais caseiros também devem ser feitos com atenção, lendo rótulos e procurando por opções que sejam de origem natural e livres de contaminantes, principalmente quando muitas pessoas estão trabalhando em casa. 

 

Ambiente saudável

Consideramos a preocupação com um ambiente mais limpo e livre de poluentes, onde o ar circula melhor e a luz também. A escolha das plantas também é bem inteligente, quando o assunto é filtrar melhor o ar e deixá-lo mais fresco e puro. Além disso, as plantas também trazem leveza, pureza e tranquilidade para o local. 

 

Ao contrário do que muitos acreditam, o uso de carpetes é super válido como medida sustentável e também agindo como um filtro, segurando partículas no tecido até que o carpete seja aspirado. É importante lembrar que caso você escolha o carpete como opção, precisa manter um hábito regular de higienização do mesmo, a fim de manter o ambiente seguro e livre de germes. 

Confira nossos objetos para seus Ambientes

Design é sinônimo de recriar 

A sustentabilidade é necessária e não podemos fugir dela mais, a natureza clama. Vamos apostar em um design limpo e livre de desperdícios. Criamos, reciclamos e utilizamos, escolhemos materiais que sejam seguros para nosso meio ambiente e em retorno, estaremos economizando de maneira inteligente e com deixando o ambiente com muito mais qualidade. 

 

‘’Respeite a natureza e ela irá te respeitar’’ 

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.