RESPEITO E TRADIÇÃO: CONHEÇA KNÓT ARTESANAL
Respeito e tradição: conheça Knót Artesanal
Simplicidade, tradição e inspiração, o resultado é: Knót Artesanal. Conheça agora quem são os designers por trás das belíssimas peças.
Knót Artesanal nasce do encontro de duas pessoas (Brasil e Escócia), com culturas diferentes, mas que conversam com o mesmo pensamento: o design. O objetivo dos designers era de harmonizar o design minimalista com a marcenaria tradicional. Knót deixa em destaque que todas as peças são produzidas de forma artesanal, com muito cuidado e carinho, afinal, são peças feitas para a vida.
O ateliê está localizado na cidade de Paraty, RJ, e fica dividido entre o Mar Atlântico e a Mata Atlântica, local de pura inspiração e criatividade.
Perguntamos para eles, de onde vêm toda motivação para criar arte?
‘’Nossa motivação é encontrar uma beleza que reflete a harmonia que encontramos na natureza, em Paraty (nossa maior inspiração). Mas, a madeira sendo uma matéria viva, nos encaminha para algumas soluções e é preciso ter muito respeito e cuidado com o material.’’
Inspirar é preciso. A localização de fato inspira muito os designers em suas criações, além de muitos fatos da vida, que em sua maior parte, passam despercebidos aos olhos corriqueiros. Knót traz esses olhares perdidos com belíssimas inspirações, ‘’gostamos muito de caminhar entre praias e trilhas nos morros, observar simetrias e jogos de volumes perfeitamente harmônicos, e essa investigação constante aprimora nosso design, treina o nosso olhar para a harmonia necessária e para transformar qualquer móvel em belo’’.
Quando os dois mundos culturais e profissionais se chocam, os resultados são incríveis e o Knót Artesanal nos prova que isso, hoje, é uma realidade. Com formações diferentes, Renata é arquiteta, com formação nacional, e James, escocês, formado em geofísica, mas apaixonado pelas madeiras brasileiras.
Os designers uniram seus conhecimentos e paixões pela marcenaria e criaram todas as suas peças à mão. ‘’Fabricar com as mãos cada peça e poder reconhecer nos resultados o nosso desenvolvimento’’, Knót menciona.
Muitos artistas seguem temas para sua criação, mas há quem gosta de criar livremente, seguindo todas intuições, como é o caso dos designers Knót — ‘’Nossa liberdade é fundamental para nossas criações, mas a linguagem das peças foi desenvolvida de forma intuitiva’’.
Quando falamos em design: falamos sobre arte, sobre viver e respirar a arte. A arte até hoje busca compreensão, e pode ser entendida de várias formas e manifestações. Reconhece que a arte pode ser entendida como uma livre variedade de linguagens. Knót acredita que a arte está no olhar e o artista pode provocar esse olhar, para o que ele deseja mostrar, ‘’nós queremos a sutileza, os jogos de ângulos e a elegância’’ Afirmam. Os designers também acreditam que, hoje, as pessoas buscam na arte uma história e por quais mãos foram produzidas.
Quando o artista consegue idealizar e transmitir seu olhar criativo em sua obra, ele de fato alcançou seu objetivo e a partir daquele momento, faz com que as pessoas vejam o mundo de com seus próprios olhos. Cada criação possui um propósito e objetivo, ‘’cada peça é pensada para ter versatilidade e poder integrar os espaços, destacando de forma sutil.’’
Toda a forma como a peça é desenhada, é muito pensada e Knót afirma: ‘’ Elas são desenhadas de forma que todos os lados sejam bonitos e isso permite o movimento delas nos espaços’’, flexibilidade é outra palavra-chave dos designers.
Para arte, regras muitas vezes não devem ser seguidas, isso não faz parte do conceito, afinal, para uma mente criativa, regras devem ser esquecidas. É preciso deixar a mente e o coração criarem, sem restrições.
Vemos muitos conceitos de decoração, em que muitas vezes seguem regras, claro, quando há temas a serem seguidos. Perguntamos aos designers se para eles, suas peças possuem regras para serem utilizadas em casa e disseram; ‘’acreditamos que a escolha das peças devem ser feitas de maneira afetiva e em busca de uma harmonia maior com o espaço’’.
Muito além das regras, basta sentir melhor o ambiente, conhecer cada canto e logo, poderá escolher qual peça melhor se encaixa.
Mesmo que o designer opte por seguir suas intuições e inspirações, há sempre um conceito. O que Knót compreende é a vasta paisagem natural que os cercam, logo, um conceito; ‘’Viver em um lugar cercado de natureza, significa estar cercado de vida pulsante e com uma força muito grande’’, eles comunicam.
Outro fato interessante sobre suas criações é que cada peça nasce de uma forma diferente. Algumas já são ideias prontas, precisando de pequenas lapidações, enquanto que outras, precisam de um tempo maior para serem executadas. O processo produtivo é um dos mais afetados, e ambos mostram preocupação e cuidado com a natureza, ‘’O processo produtivo é muito afetado, pois a natureza exige respeito com o material; a madeira é um material vivo e latente, que sofre muita influência no meio’’.
Depois de muito trabalho duro, os sonhos sempre são alcançados e o céu é o limite. Ter reconhecimento sobre todos estes processos é algo desejado por muitos artistas, mas o Knót Artesanal não só agregou valor para vida de muitos brasileiros, como também teve alguns de seus designs premiados.
Knót Artesanal ganhou no A’Design Award 2018 5 prêmios; Silver com a poltrona Canela e com o banco Canela para dois, bronze com a luminária Triz e Iron com o Pendú e o Komodo. Parou por aí? Nada disso. Também foram finalistas por dois anos consecutivos no Prêmio Salão Design, em 2017 com o Pendú e em 2018 com o Komodo. ‘’Nossa participação em concursos aconteceu de forma natural, mas buscando o reconhecimento do nosso design, que traduz o encontro do design minimalista com a marcenaria tracional’’, Knót aponta.
Com uma imensa bagagem de conhecimento, inspiração, motivação e criatividade, pedimos para o Knót Artesanal finalizar com uma frase chave: ‘’O respeito é a nossa palavra constante. Respeito ao material, ao tempo necessário, ao caminho e aos encontros.’’